Antes de começar a realização do projeto, expliquei para os alunos o seguinte: a partir de agora, vocês fazem parte de uma grande empresa, na função de estagiários. Dividi a turma em pequenos grupos, cada grupo pertencia a um setor diferente dentro da empresa. No entanto, era preciso pensar quais seriam os administradores dessa empresa, pois eles seriam responsáveis por realizar a avaliação dos estagiários. Avaliação? Como assim? Bom, o fato é que a empresa (nesse caso, utilizamos como referência a empresa Gerdau) estaria passando por um período de recessão econômica e teria que reduzir o número de estagiários dessa empresa de 25 para 10. Depois disso, distribui uma carta para cada grupo, na qual estava escrito o seguinte:
A/C Estagiários da empresa Gerdau
Nós, da empresa Gerdau, gostaríamos de comunicá-los que, em virtude da grande recessão econômica que o mundo está passando, pelos efeitos da globalização, teremos que reduzir o número de estagiários de 25 para 10. O processo de julgamento ou seleção funcionará da seguinte forma: vocês terão que apresentar/criar uma apresentação no powerpoint de um “prego”, com o objetivo de vender esse produto e serão avaliados a criatividade e o texto. Outra questão importante é que, no dia da apresentação, todos os membros do grupo terão que participar, sob pena de não obterem uma avaliação satisfatória. Logo, isso pressupõe saber trabalhar em equipe.
OBS: vencerá o grupo que tiver maior criatividade e poder de persuasão; ou seja, que conseguir convencer o cliente sobre a importância do produto apresentado. Outros requisitos poderão ser avaliados pela comissão julgadora.
Distribuí ainda, mais quatro cartas, nas quais estava escrito o seguinte:
Parabéns! Você foi escolhido para ser o administrador da empresa Gerdau. A partir de agora, você terá a função de avaliar os estagiários, levando em conta os critérios de persuasão e criatividade.
Prosseguimos com essa atividade da seguinte forma: os estagiários deveriam fazer um relatório, ou seja, teriam que pensar como apresentariam o produto “prego” para o cliente. Seria uma espécie de propaganda; portanto, para isso, seria necessário apresentar as vantagens que aquele produto tinha para o cliente. Esse era o grande desafio: como atrair o consumidor. Nesse caso, eles também teriam que pensar em qual material deveriam utilizar na fabricação do produto, pois a questão financeira também seria importante para alcançar o resultado desejado na venda do produto.
Depois que os alunos haviam realizado os relatórios, assistimos aos vídeos de um programa de televisão: “o aprendiz” (http://www.youtube.com/watch?v=Cs_paNQs-BE&feature=fvst), coordenado pelo administrador Roberto Justus. O objetivo era o de estimular estagiários e administradores para o grande desafio: os estagiários de garantirem seu emprego, e os administradores de realizarem uma justa seleção. No intuito de diminuir a tensão inicial, também assistimos “o infeliz”, uma versão cômica criada a partir do primeiro vídeo apresentado.
As fotos abaixo mostram alguns momentos da apresentação:
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário